sexta-feira, 8 de maio de 2015

Quem nunca travou na hora de falar algo?!

Resultado de imagem para imagens de apresentações de trabalhos em que se trava na hora de apresentar



Quem nunca travou na hora de falar algo?! Principalmente quando é uma apresentação de trabalho, parece que se agrava mais, na maioria das vezes nem é porque não estudou o conteúdo ou não sabe, o problema é todas aquelas pessoas te olhando e esperando alguma fala sua e as vezes tem olhares, que parecem, que estão "dentro" de você e te paralisam de tal maneira que é difícil se recuperar.
Mas, pelo menos no meu olhar, é mais difícil fazer uma apresentação quando se está sozinho e ninguém pode te ajudar, você sente que não pode haver falhas, você não tem um respaldo se algum deslize houver, se esquecer uma palavra, se travar, acho muito mais fácil apresentar com alguém do que só, esse medo se ameniza, não são todos os olhares para você, eles estão divididos.
E quando é alguém apresentando nessas condições, e você não quer que ocorra o mesmo que aconteceu com você, o que você faz? Não sei se são todas as pessoas ou só algumas, mas eu busco dar um olhar de confiança, estou aqui para te ajudar (é isso que eu busco quando estou lá e é isso que tento transmitir quando estou assistindo).
E quando alguém trava? Você bem que quer ajudar só completar o que ele começou e não conseguiu terminar, é aí que entra a parte do colega que está ao lado e pode ajudar, a segurança de que por mais que ocorra um deslize ele possa ser amenizado com a ajuda do colega, apresentações devem ocorrer, são importantes para o aprendizado, mas algumas pessoas precisam dessa segurança, por isso muitas vezes  na apresentação de um trabalho em grupo se saem bem melhor (que é o meu caso, isso aconteceu comigo ontem, não tenho vergonha de falar).
Sendo assim, se como eu, nessas apresentações tem um princípio de ataque, respire fundo e fale tudo que você sabe da forma que você entendeu e se possível fuja dos olhares que paralisam, esses são os piores. Encontrei esse vídeo no Youtube e me identifiquei com alguns sintomas citados, e dos quais um eu sinto em todas as apresentações o de calor nas tempuras, minhas orelhas ficam tão quentes que tenho a impressão que minha cabeça vai explodir. Espero que esse vídeo ajude vocês e até a próxima postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário