Vamos conversar hoje sobre a dengue, é uma doença causada por um vírus da família Flaviviridae, um Flavivírus. Existem quatro tipos de dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, sendo a última a mais perigosa, a hemorrágica. O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o qual precisa estar infectado para transmitir, assim se você é picado por um Aedes aegypti não necessariamente está com dengue.
A infecção somente ocorre quando picado pelo mosquito, não é possível ocorrer a transmissão pelo contato com pessoas com dengue, muito menos pela suas secreções.
Resolvi falar sobre essa doença por causa de uma reportagem que assisti no jornal e que me deixou muito revoltada. Está acontecendo uma epidemia de dengue na cidade de Sorocaba, São Paulo, na qual os postos de saúde não estão suportando o fluxo de doentes, que tem que esperar horas para serem atendidos, na reportagem mostrou um homem tendo uma convução no meio do corredor e que foi socorrido por enfermeiras, apesar disso, o que mais indigna é que somente agora, após o surto, é que a prefeitura tomou providências para impedir a propagação do mosquito, para que o caso não se agrave mais, agora é que estão limpando os terrenos baldios, visitando as casas, isto é, fazendo um trabalho que deveria ter começado desenvolver bem antes, é uma causa que não podemos deixar de fazer a nossa parte.
Os sintomas que ocorrem quando se está com dengue são: febre alta, vômitos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, enjôos, indisposição, entre outros. Com qualquer indício de dengue procure o médico, pois não é só porque os sintomas são 'normais' que pode se autodiagnosticar.
Era isso que queria informar a vocês hoje, e não se esqueçam o trabalho é de prevenção e não depois que já foi infectado pelo vírus, e se foi o trabalho deve continuar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário