quarta-feira, 25 de março de 2015

Aula sobre vírus III

Vamos conversar hoje sobre a dengue, é uma doença causada por um vírus da família Flaviviridae, um Flavivírus. Existem quatro tipos de dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, sendo a última a mais perigosa, a hemorrágica. O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o qual precisa estar infectado para transmitir, assim se você é picado por um Aedes aegypti não necessariamente está com dengue.
A infecção somente ocorre quando picado pelo mosquito, não é possível ocorrer a transmissão pelo contato com pessoas com dengue, muito menos pela suas secreções.

 Resultado de imagem para sintomas da dengue

Resolvi falar sobre essa doença por causa de uma reportagem que assisti no jornal e que me deixou muito revoltada. Está acontecendo uma epidemia de dengue na cidade de Sorocaba, São Paulo, na qual os postos de saúde não estão suportando o fluxo de doentes, que tem que esperar horas para serem atendidos, na reportagem mostrou um homem tendo uma convução no meio do corredor e que foi socorrido por enfermeiras, apesar disso, o que mais indigna é que somente agora, após o surto, é que a prefeitura tomou providências para impedir a propagação do mosquito, para que o caso não se agrave mais, agora é que estão limpando os terrenos baldios, visitando as casas, isto é, fazendo um trabalho que deveria ter começado desenvolver bem antes, é uma causa que não podemos deixar de fazer a nossa parte.


 Resultado de imagem para sintomas da dengue                 Resultado de imagem para larvas da dengue

Os sintomas que ocorrem quando se está com dengue são: febre alta, vômitos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, enjôos, indisposição, entre outros. Com qualquer indício de dengue procure o médico, pois não é só porque os sintomas são 'normais' que pode se autodiagnosticar.
 

Era isso que queria informar a vocês hoje, e não se esqueçam o trabalho é de prevenção e não depois que já foi infectado pelo vírus, e se foi o trabalho deve continuar.

terça-feira, 17 de março de 2015

Aula sobre vírus II

Como vimos um pouco de vírus na postagem passada continuaremos abordando sobre o assunto nesta. Vírus, palavra que assusta, mas que devemos saber o que representa. Que tal, para entender mais sobre vírus usar um mapa conceitual? Mapa conceitual é:

Brincadeira, calma vou explicar. A imagem acima é um mapa conceitual explicando como ele funciona, por quem foi inventado, estas coisas; mas para não ficar tão leia, interprete, que bom que entendeu, ponto, vou explicar da forma que entendi e que acredito ser um mapa conceitual. O mapa conceitual é ideias, conceitos, que estão relacionados para facilitar o entendimento sobre algum assunto, isto é, possuem palavras chaves que, para quem fez o mapa, ajuda a fixar, lembrar, aprender sobre algo de forma mais clara, pois esse é um dos objetivos do mapa, ele tem que ser feito de forma que esclareça o assunto, assim facilitando o entendimento.
Tive contato com o mapa conceitual nas aulas sobre vírus, pois nós tinhamos que elaborar um para falar sobre o conteúdo da aula, a experiência foi muito boa, por que ajuda a entender que partes são importantes, conceitos, e como devemos organizá-las para que tenham sentido, assim, dependendo do mapa, nos dá uma visão mais ampla sobre o assunto ou mais específica, foi o caso dos mapas da sala, alguns deram uma visão mais sobre o vírus, outros falaram mais sobre um ou dois tipos de doenças causadas pelo próprio, isso é o legal cada um organiza e entende da sua maneira.
Essa foi uma dica para melhorar o aprendizado/entendimento, espero que tenham gostando e que ajude-os a  organizar imformações que não podem passar em branco. Até a próxima postagem.(Um mapa mais simples, para que não achem que todo é enorme como o outro).

quarta-feira, 11 de março de 2015

Aula sobre vírus

Pois é, chegamos em vírus. Esse assunto muito diferente dos anteriores você já deve ter escutado falar, quem nunca disse ou ouviu a palavra virose, em notícias de jornal "Uma nova virose se espalha pelo mundo", e claro como não pensar "O vírus Ebola mata várias pessoas no continente africano". Este assunto, pode ter certeza, já foi vivido ou presenciado por todas as pessoas do mundo, inclusive você. O vírus está presente em todo lugar seja no local aonde nos encontramos no presente momento, olha um ali, seja em manchetes de revistas, livros e etc.
Como dizer vírus sem pensar em Gripe Suína, HIV, entre outros que tomaram as atenções de todos; isso me lembra o período em que a Gripe Suína ganhou evidência na imprensa e que somente por causa da palavra suína as pessoas com quem convivia começaram a dizer "... carne de porco? Não obrigada, sabe pode ter o vírus da Gripe Suína aí.", desta forma não podemos mais dizer Gripe Suína e sim vírus H1N1, para que não quebremos o mercado.
Estou brincando com vocês mas esse assunto não deixa de ser sério, hoje temos milhões de pessoas que estão contaminadas pelo vírus do HIV e sendo que algumas nem tem conhecimento que possuem. Para que fiquemos intregados sobre vírus, podemos dizer que são seres parasitas que se hospedam em seres humanos e animais infectando-os. Por isso ficamos doentes e podemos até morrer se não formos medicados a tempo, pois os vírus vão deteriorando nosso sistema de defesa deixando nosso corpo propício a adquirir outras doenças, nem todos que isso fique bem claro.
Para quem não sabe ou não sabia, que nem eu, a Catapora é causada por vírus, pelo Varicela-Zoster, por isso também é conhecida como Varicela. Claro a maioria das crianças já tiveram Catapora porém, justo na época que fiquei com essa doença minha professora, no
 momento ainda regente, estava grávida e nunca tinha pegado Catapora, nisso eu que não gosto e nunca gostei de faltar aula tive que ficar umas duas semanas em casa, sendo que um dia fui e a professora fugiu de mim me deixando isolada na biblioteca, fiquei muito triste, mas pelo menos o bebê não ficou doente, nem ela. Essa é a minha experiência com um vírus que me deixou muito frustada na época, e aí qual é a sua? Poste, não precisa ser somente acontecimentos ruins, se tiver uma história engraçada conte também.