Não falei sobre o grupo gimnospermas, mas a evolução desse para os anteriores é o surgimento de semente e grão de pólen e a principal diferença das gimnospermas para as angiospermas e que como o nome já diz é o surgimento de flores e frutos. As gimnospermas são os pinheiros, bem diferente do grupo anterior, o das pteridófitas, elas são de grande porte como auracárias e cedros. Esse grupo não precisa de água para a reprodução e é o grupo, considerado, a ser o primeiro a tomar o meio terrestre.
Essa foi uma postagem bem simplória, porém como o título da postagem diz e é a forma que quero encerrar esse semestre, aí vai um vídeo para as pessoas que estão prestes a fazer o ENEM e que não lembram as principais características dos grupos do reino Plantae e fim de postagens, agradeço as visualizações e todos que o leem, até uma próxima.
Eis que as pteridófitas, são aquelas plantinhas que na maioria das casas existem, principalmente na casa da vovó, as samambaias.
Elas tem como diferença das briófitas que são plantas vasculares, isto é, tem vasos condutores. Elas teêm como estrutura rizoma,báculo e folíolos, não produzem nem sementes nem flores, muito menos frutos. Mas essas ainda precisam da água para se reproduzirem, como as briófitas.
Essas são as características das pteridófitas que eu queria passar para vocês, até logo.
Sei
estou fazendo o caminho inverso, mas estou fazendo. Vamos falar um
pouquinho sobre os grupos de do reino Plantae, começando pelas
briófitas. As briófitas são os musgos, alguns dizem que são algas(grupo o qual deu origem para o desenvolvimento das plantas) que sairam da água e foram para o meio terrestre, porém não sobrevivem em lugares que não são húmidos, pois a água também é necessária para a sua reprodução.
As briófitas não possuem vasos condutores, sendo assim não possuem caule, mas possuem estruturas chamadas de filóide, caulóide e rizóide. A diferença desse grupo para as algas é que os embriões são protegidos em estruturas especiais.
É isso que dedico a vocês sobre as briófitas, até mais.
Hoje vou falar em qual dos grupos Plantae a grama se encaixa. Pois é esses dias conversando com uma amiga surgiu a dúvida de em qual grupo de plantas a grama (capim) se encaixa, então pesquisei e vi estava errada. Como eu tinha essa dúvida pensei será que mais gente acha a mesma coisa que eu achava? E desta maneira foi decidido o assunto dessa postagem.
Pois então, chega de enrolação e vamos falar o que de fato queremos saber. Diferente do que muita gente pensa a grama (capim) está no grupo das angiospermas, isto mesmo, esta planta possui sementes e até frutos. Ainda não acredita? Olha a flor da grama aí:
Viu como a gente se engana? Agora que está "esclarecido" que grama (capim) é uma angiosperma eu posso ir e nunca se esqueça disso hein, até a próxima.
Coloquei a foto da amora, porque é uma das frutas da minha infância, a melhor coisa era quando eu e meu irmão íamos aos pés (eram uns 2 ou 3), na época da amora, e nos deliciávamos comendo sem medo aquelas frutinhas, pegávamos copos de plásticos e íamos pegando o quanto queríamos. E sabe aonde essa e outras árvores frutíferas se enquadram? Nas Angiospermas, só estão nesse grupo plantas que produzem frutos, o desenvolvimento desses frutos é para proteger as sementes.
As Angiospermas, são as que se desenvolveram por último (segundo o cladograma), a principal diferença das outras classificações é o desenvolvimento de frutos. Sendo esse grupo o mais abundante que se tem na natureza, as plantas podem ser terrestres ou aquáticas, assim criando uma diversidade maior ainda, segundo pesquisa, há em torno de 235000 espécies nesse grupo, é muita variedade.
Lembra da postagem anterior, a qual falei um pouco sobre flores e por serem aparelhos de reprodução das plantas? Então, encontrei essa imagem e achei muito interessante, após a polinização no lugar da flor surge o fruto, vai-se o alimento dos olhos e surge o alimento para o corpo. Se quiserem se aprofundar em como ocorre a reprodução nas angiospermas, e outras particularidades, indico esse vídeo o qual trata bem sobre o assunto, até mais.